Skip available courses

Available courses

Objetivo: O curso será ofertado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Instituto Plácido Castelo, favorecendo em cada módulo um fórum para interação, discussão e trocas de experiências entre os participantes, bem como avaliação “exercício de fixação” para contribuir com a assimilação dos conteúdos disponibilizados.

Objetivo: Disseminar entre servidores, jurisdicionados e cidadãos, conhecimentos sobre Finanças Públicas com realce para a importância do planejamento e execução do Orçamento Público, a fim de contribuir para maior eficiência da Administração Pública e geração de resultados efetivos para melhoria de vida das pessoas.

Objetivo: Disseminar conhecimentos e discussões à cerca dos Contratos Administrativos, focando nas ferramentas jurídicas que o Poder Público se vale para conduzir seus negócios.

Objetivo: Disseminar conhecimentos e discussões a cerca da responsabilização de agentes públicos, considerando as regras aplicáveis a processo de responsabilização, os cuidados e os limites que o agente público precisa observar na administração da coisa pública e os critérios adotados pelos TC's na avaliação da responsabilidade do gestor.

Objetivo: Expor as principais características dos institutos jurídicos das concessões comuns e das parcerias público-privadas no direito brasileiro, possibilitando a aprendizagem jurídica e histórica básicas sobre as formas mais modernas de descentralização da prestação de serviço público.

Objetivo: Proporcionar aos participantes a compreensão acerca dos conceitos fundamentais de Controles internos, Controladoria e Auditoria Interna, assim como a forma como devem ser organizadas as Controladorias e Auditorias Internas nas entidades e sua importância para a Administração Pública. Destacar as principais normas nacionais e internacionais relacionadas à auditoria, mormente a auditoria de recursos públicos. Apresentar modelos de atuação de Controladorias.

Objetivo: Disseminar entre servidores, jurisdicionados e a sociedade conhecimentos e discussões das legislações, jurisprudências,  entendimentos, estudos de casos e trocas de experiências pertinentes às temáticas Ética,  Controle Social e a Lei de Acesso à Informação.

Objetivo: Apresentar para os profissionais e gestores que atuam com Tecnologia da Informação os principais modelos de referência que abordam a Governança de TI, permitindo o conhecimento de seus objetivos, estruturas e aplicabilidade.

Objetivo: Disseminar conhecimentos e favorecer discussões das legislações e dos aspectos técnicos relacionados às obras públicas. Nesse sentido, espera-se que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de aplicar em suas atividades de trabalho os principais conceitos relacionados ao planejamento de obras públicas, custeadas com recursos estaduais.